A vida na fronteira com Gaza

Fizemos um passeio para o sul de Israel, e uma das paradas foi na fronteira nativcom a Faixa de Gaza, local controlado pelo conhecido movimento fundamentalista islâmico, Hamas.

Fomos à casa de uma senhora que mora na região há anos, no Moshav Netiv HaAsara. Ao entrar na “vila”, tudo é bonito, calmo, com muitas árvores e pássaros. Parece uma cidade de interior. A única coisa que destoa são as dezenas de abrigos (bunkers) espalhados no caminho.

A senhora, que não nasceu ali, mas se mudou com a família há alguns anos, nos deu algumas informações e experiências de como é viver tão próximo a um local de tantos conflitos. Todas as casas, a cidade, e os celulares, por exemplo, recebem alertas quando algum foguete é lançado do outro lado. Quando isso acontece, os moradores têm cerca de 5 segundos, ou menos, para chegar a um dos abrigos espalhados.

Um dos epi18763166_1565992836766925_986878755_nsódios que contou, e que mais me impressionou, foi quando em uma noite ela e o marido ouviram um grande barulho e acharam que um foguete havia caído na casa deles. Na verdade, ele caiu e destruiu a casa vizinha. Ao ver a cena, a família pegou o carro e foi para a casa de parentes próximos a Tel Aviv (que fica há 1 hora de distância). O trauma foi tanto que ela ficou uma semana sem conseguir falar e precisou de terapia.

Ainda assim, apesar das dificuldades, a moradora contou que não trocaria seu lar por nada. Segundo ela, eles levam uma boa vida em comunidade, onde todos se conhecem e se ajudam.

Com muita tristeza, ela contou que seus amigos e familiares não a visitam por medo de ir até lá. Esse foi seu incentivo para pintar uma parte dos muros que separam os locais. Com as pinturas alegres, as pessoas começaram a se aproximar da, até então hostil, divisória. Em sua casa, ela fornece pedras coloridas que as pessoas podem colar no desenho, e o resultado é incrível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s